GM recupera liderança nas vendas de veículos depois de 11 anos
Montadora americana retoma posto perdido para a italiana Fiat em 2005, mesmo com queda de 11% nas vendas em comparação a 2015
Depois de 11 anos de reinado da Fiat como líder nas vendas de veículos leves no Brasil, o posto foi retomado em 2016 pela GM, que ocupou a liderança pela última vez em 2004. Ambas as montadoras, assim como todo o setor, amargaram quedas de mercado em 2016. Mas a GM teve recuo menor, o que permitiu a reconquista do primeiro lugar.
As vendas da GM somaram 345.800 automóveis e comerciais leves em 2016, ou 17,4% do total do mercado, segundo números preliminares obtidos pelo jornal O Estado de S.Paulo. O volume da montadora representa retração de 11% em comparação com o resultado do ano anterior. A Fiat, por sua vez, teve baixa de 31%, para 305.000 unidades, com 15,3% de participação no todo.
A venda de veículos novos no Brasil caiu 20,19% em 2016 na comparação com 2015, para 2,05 milhões de unidades, segundo informou nesta quarta-feira a Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Trata-se do menor volume desde 2006 e da quarta retração anual seguida do setor.
Das principais montadoras em atuação no Brasil, apenas a japonesa Toyota conseguiu elevar as vendas de automóveis e comerciais leves no ano passado. O salto foi de 3%, para 180.400unidades. Com isso, a participação de mercado da empresa avançou de 7,1% para 9,1%.
(Com Estadão Conteúdo)