Gol entra com pedido de recuperação judicial nos EUA

O anúncio nos Estados Unidos abre caminho para que o mesmo ocorra por aqui

Por Pedro Gil Atualizado em 7 Maio 2024, 16h08 - Publicado em 25 jan 2024, 17h57

Uma das principais companhias aéreas do Brasil, a Gol Linhas Aéreas entrou com pedido de recuperação judicial nos Estados Unidos. Por lá, o processo legal é conhecido como Chapter 11, com um compromisso de financiamento de 950 milhões de dólares. Em dezembro, a companhia contratou a Seabury Capital, uma das mais conhecidas consultorias especializadas em recuperação judicial, para ajudar numa revisão mais ampla da sua estrutura de capital.

O anúncio de recuperação vem acompanhado da necessidade de um empréstimo do tipo DIP (debtor-in-possession). Isso é praxe quando uma empresa precisa recorrer à Justiça dos EUA para organizar discussões sobre a dívida. Segundo a consultoria Fitch, os vencimentos de curto prazo da Gol eram de 2,9 bilhões de reais, enquanto seu caixa de apenas 905 milhões de reais. A empresa já passou por diversas rodadas de reestruturação desde o início da pandemia.

O anúncio nos Estados Unidos abre caminho para que o mesmo ocorra por aqui. Por causa do fato, as ações da Gol fecharam em queda 2,26% no Brasil, negociados a 6,50 reais.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

SEMANA DO CONSUMIDOR

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.