Uma mensagem falsa que circula no WhatsApp prometendo emprego na rede de franquias Cacau Show fez mais de 1 milhão de vítimas até esta quarta-feira, segundo levantamento da empresa de segurança PSafe. O golpe tenta obter informações pessoais dos usuários, além de incentivar os “candidatos” a compartilhar o conteúdo com contatos e grupos da rede social.
A mensagem enviada aos usuários oferece vagas com salários de até 1.502 reais, em seis cargos, mediante o cadastro em um suposto processo seletivo da Cacau Show. Ao clicar no link presente na mensagem, o usuário é levado a fornecer informações pessoais como nome, e-mail, cidade em que reside e se é maior de 18 anos.
A mensagem usa o logotipo e as cores da rede de lojas de chocolate para tentar se passar por autêntica — esse tipo de prática é conhecido como phishing.
Procurada por VEJA, a Cacau Show confirmou que essa mensagem é falsa, pois a empreesa não utiliza o WhatsApp para fazer recrutamento. “Informações sobre este assunto podem ser encontradas somente nos canais oficiais da empresa no Vagas.com, Catho e LinkedIn”, disse a empresa em comunicado.
- Leia também: Golpe da vaga de emprego falsa na internet rouba dados de candidatos