Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Haddad confirma indicação de Gabriel Galípolo para diretoria do BC

Secretário-executivo do Ministério da Fazenda deve assumir a secretaria de Política Monetária do BC, pasta estratégica da autoridade monetária

Por Larissa Quintino Atualizado em 9 Maio 2023, 06h54 - Publicado em 8 Maio 2023, 12h20

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, confirmou nesta segunda-feira, 8, que o governo indicará Gabriel Galípolo, atual secretário executivo do Ministério da Fazenda, para a vaga de diretor de política monetária do Banco Central, que está aberta desde fevereiro deste ano. Para a diretoria de fiscalização, o governo indicará o servidor de carreira do BC, Ailton de Aquino Santos.

Segundo Haddad, a indicação de Galípolo, seu braço direito na Fazenda, tem como objetivo “aumentar a integração do Banco Central com o Ministério da Fazenda”. Os diretores do BC participam junto com o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, do Comitê de Política Monetária (Copom), responsável pela decisão dos juros. A alta nas taxas de juros tem sido o principal ponto de tensão entre o governo federal e o BC.

A pasta para a qual Galípolo foi indicado foi o principal alvo de disputa porque tem influência direta na decisão sobre juros. Fontes do governo chegaram a vazar nomes antes da confirmação de Galípolo. O governo está de olho em indicar o economista, que trabalhou no Banco Fator, para a presidência do BC em 2024, quando acaba o mandato de Roberto Campos Neto.

Para o lugar de Galípolo na Fazenda, assumirá Dario Durigan. Durigan é advogado e foi assessor especial de Haddad durante seu mandato na Prefeitura de São Paulo, além de assessor da Casa Civil durante o governo Dilma. Atualmente, ele é Head de Políticas Públicas do WhatsApp. 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.