Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Haddad vai a Roma para tratar sobre taxação de fortunas com o papa

Ministro da Fazenda defende uma política global de tributação no G20 e busca apoio do Vaticano para sua proposta

Por Juliana Machado Atualizado em 31 Maio 2024, 13h08 - Publicado em 31 Maio 2024, 13h03
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, participará na próxima semana de uma visita oficial ao Vaticano e Roma, na Itália, para uma audiência com o papa Francisco. No encontro, o ministro abordará a taxação de grandes fortunas, medida considerada justa pelo governo Lula para distribuição da riqueza e um dos tópicos essenciais da agenda fiscal local, além da tragédia no Rio Grande do Sul.

    Na visita, que acontece nos dias 4 e 5 de junho, Haddad comparecerá a uma conferência sobre a crise da dívida em países do sul global, organizada pela Universidade de Columbia e pela Pontifícia Academia das Ciências Sociais. A agenda de Haddad inclui ainda uma reunião com o ministro da Economia da Espanha, Carlos Cuerpo, cujo objetivo é estreitar os laços dos dois países por meio da discussão de oportunidades de cooperação em áreas de interesse de ambos.

    A taxação de grandes fortunas é um dos temas principais da trilha financeira do G20 no qual o Brasil preside até novembro. O país tem defendido a implementação de políticas fiscais mais justas, que garantam uma distribuição equitativa da riqueza, tanto para o combate a fome quanto para mudanças climáticas. “[A taxação] é vista como  uma medida essencial para reduzir a desigualdade econômica global. O Brasil, sob a presidência do G20, tem defendido a implementação de políticas fiscais mais justas, que garantam uma distribuição equitativa da riqueza”, afirmou o Ministério da Fazenda. Segundo a pasta, o assunto será levado ao papa Francisco, “que tem sido um defensor vocal da justiça social e da responsabilidade econômica”.

    Além da audiência com o papa e da participação na conferência, Haddad fará uma reunião bilateral com o ministro das Finanças da Espanha, Carlos Cuerpo. Esta reunião visa estreitar os laços econômicos entre Brasil e Espanha, discutindo oportunidades de cooperação em áreas de interesse mútuo. Haddad parte de São Paulo rumo à Itália na segunda-feira e retornará ao Brasil na quarta-feira. Os horários dos encontros e mais informações a respeito da viagem serão informados oportunamente.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.