Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Hong Kong retira do mercado carne importada do Brasil

A região chinesa, um dos maiores mercados para a carne brasileira, já havia proibido no início da semana as importações do produto com origem nacional

Por Da redação
Atualizado em 4 jun 2024, 18h20 - Publicado em 24 mar 2017, 11h08

Hong Kong anunciou nesta sexta-feira que irá retirar do mercado a carne brasileira supostamente adulterada e procedente dos 21 estabelecimentos investigados na Operação Carne Fraca. A região chinesa, um dos maiores mercados para a carne brasileira, já havia proibido no início da semana as importações desses produtos do Brasil, assim como o restante da China.

O secretário de Saúde de Hong Kong, Ko Wing-man, anunciou a “retirada completa” de toda a “carne fresca, congelada e de ave” importada das fábricas no centro da crise. “Não pudemos eliminar completamente os perigos ocultos em termos de segurança alimentar”, disse Ko aos repórteres para explicar sua decisão.

A operação da PF, deflagrada na sexta-feira da última semana, apura supostas fraudes na liberação de produtos de origem animal que teriam sido praticadas por fiscais do ministério. Após a divulgação da polícia, que também realizou prisões e buscas e apreensões de documentos, o Ministério da Agricultura diulgou, na última terça-feira, uma lista de 21 empresas que serão investigadas pelo órgão.

Continua após a publicidade

Segundo o Ministério de Indústria, Comércio Exterior e Serviços, as exportações caíram de uma média diária de 63 milhões de dólares (197,60 milhões de reais) diários a apenas 74.000 dólares (232.100 reais).

Ko ressaltou que seis das fábricas afetadas no Brasil exportaram carne a Hong Kong e disse esperar que a ação devolva a confiança aos consumidores em relação à carne brasileira não proveniente das fábricas envolvidas no escândalo.

(Com AFP)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.