HP faz recall de baterias de notebooks por risco de incêndio
Os equipamentos afetados com a falha foram vendidos de dezembro de 2015 a dezembro de 2017
A HP anunciou no início deste mês recall de baterias de notebooks e estações de trabalho móveis que podem superaquecer, oferecendo risco de incêndio e queimadura.
O programa voluntário mundial abrange os notebooks HP ProBook (64x séries G2 e G3, 65x séries G2 e G3), HP x360 310 G2, HP ENVY m6, HP Pavilion x360, HP 11 e estações de trabalho móveis HP ZBook (17 G3, 17 G4 e Studio G3). Os equipamentos afetados foram vendidos de dezembro de 2015 a dezembro de 2017.
Baterias vendidas como acessórios ou fornecidas como substitutas para o HP ZBook Studio G4 também são passíveis de troca.
A empresa ainda informou que nem todos os modelos são passíveis de substituição, mesmo afetados pela falha. Para identificar se seu equipamento faz parte do recall, é necessário verificar a situação da bateria com o programa HP Battery Program Validation Utility – a validação dura cerca de 30 segundos.
A recomendação da HP é de que os clientes parem de usar os equipamentos com baterias defeituosas imediatamente. Ainda segundo a empresa, os consumidores devem colocar o equipamento em “Modo de Segurança da Bateria” – a HP disponibiliza em seu site informações sobre a atualização.
Aceitar o “Modo de Segurança da Bateria” faz com que a bateria descarregue e pare de funcionar para futuras recargas. Ainda assim, é possível continuar usando o equipamento conectando-o a um adaptador de energia da HP, que também evita a perda de dados do notebook ou estação de trabalho móvel.
Segundo a HP, os clientes não devem tentar remover ou trocar a bateria por conta própria.
Caso o cliente se enquadre no programa de substituição voluntária, será encaminhado um técnico autorizado ao endereço indicado para efetuar a troca sem custo.