IBGE: Produção industrial reverte queda e sobe 0,2% em setembro

Resultado no mês também foi de avanço em relação ao mesmo período do ano passado, de 2,6%; acumulado de um ano registra primeira alta desde de 2014

Por Da redação
Atualizado em 1 nov 2017, 09h56 - Publicado em 1 nov 2017, 09h49

A produção industrial reverteu a queda registrada em agosto e teve alta de 0,2% em setembro, na comparação com o mês anterior, segundo dados do IBGE divulgados nesta quarta-feira.  A baixa de agosto frente junho, que interrompeu uma sequência de quatro aumentos consecutivos na comparação com meses anteriores, foi revisada de 0,8% para 0,7%. Esse tipo de ajuste acontece por causa de informações que o IBGE obtém após o prazo de cálculo do mês.

Na comparação com o mesmo período de 2016, a alta em setembro foi de 2,6%, o quinto aumento consecutivo na produção industrial neste tipo de confronto.

Com o desempenho no último mês, o acumulado de um ano ficou em 0,4%, o primeiro resultado positivo primeiro  desde maio de 2014 (0,3%) “prosseguindo na trajetória ascendente iniciada em junho de 2016 (-9,7%)”, diz o IBGE.

Em setembro, apenas 8 dos 24 setores apresentaram alta. Os principais avanços foram em coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (6,7%) e produtos alimentícios (4,1%). Ambos reverteram resultados negativos no mês anterior (-1,5% e -4,8%, respectivamente). O setor de veículos automotores, reboques e carrocerias também teve alta, de 1%,  pelo segundo mês consecutivo.

No lado negativo, as principais baixas foram em produtos farmoquímicos e farmacêuticos (-20,9%) e perfumaria, sabões, produtos de limpeza e de higiene pessoal (-6,1%),

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

SEMANA DO CONSUMIDOR

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.