Oferta Consumidor: 4 revistas pelo preço de uma
Continua após publicidade

Ibovespa cai com ata do Copom e reduz chance de alta forte no curto prazo

Para sustentar uma valorização relevante no curto prazo, Ibovespa deveria romper o teto dos 123 mil pontos

Por Márcio Juliboni Atualizado em 25 jun 2024, 18h12 - Publicado em 25 jun 2024, 12h57
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O Ibovespa fechou em queda moderada de 0,25%, marcando 122.331 pontos nesta terça-feira,25. O desempenho reflete a avaliação do mercado de que a ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), divulgada nesta manhã, selou a permanência da taxa básica de juros, a Selic, em 10,50% ao ano até dezembro, pelo menos. Além disso, os investidores aproveitaram para realizar lucros, após cinco pregões consecutivos de alta.

    O recuo, nesta sessão, afastou um pouco mais o Ibovespa de uma possível aceleração de curto prazo que geraria uma alta de cerca de 3%. Para destravar esse potencial de valorização, os analistas técnicos de quatro casas (Ágora Investimentos, Empiricus Research, Itaú BBA e XP Investimentos) estimam que, na média, o principal índice da Bolsa brasileira precisa romper o teto de 123.225 pontos. Até o fechamento de ontem, isso significava subir 0,47%. Com a queda de hoje, essa distância já aumentou para cerca de 0,73%.

    A análise gráfica ou técnica recorre a ferramentas para detectar tendências de curtíssimo prazo, a partir dos padrões formados pela curva de preços dos ativos.

    Caso recupere as forças e supere os 123 mil pontos, os grafistas enxergam espaço para que o Ibovespa embalar no curto prazo. Na média, o próximo teto estaria ao redor dos 125 mil pontos.

    Dentre as casas consultadas, a Ágora é a mais otimista. Isto, porque situa a primeira resistência na região dos 122.900 pontos. A contrapartida é que a pernada de alta projetada pela corretora é menor, alcançando os 124.200 pontos.

    Continua após a publicidade

    No jargão da análise técnica, resistência é um ponto do gráfico de preços de um ativo que, se ultrapassado, abre caminho para uma alta ainda maior. Caso respeitado, a resistência torna-se um ponto de virada, a partir do qual, a cotação passa a cair ou a andar de lado.

    Na outra ponta, Filipe Fradinho, analista técnico da Empiricus Research, é o mais conservador entre as quatro casas, ao projetar a primeira resistência na região dos 123.500 pontos. Em compensação, caso rompa esse teto, Fradinho estima que o Ibovespa tenha fôlego para chegar até os 126.000 pontos no curto prazo – a maior estimativa da amostra.

    Os cinco pregões consecutivos de alta levaram o índice a acumular uma valorização de 2,94% sobre o fechamento os 119.138 pontos com que encerrou 17 de junho.

    Continua após a publicidade

    Em sua última reunião, na semana passada, o Copom interrompeu o ciclo de cortes da taxa básica de juros, a Selic, mantendo-a em 10,5% ao ano. O que mais impressionou o mercado foi que a decisão foi tomada por unanimidade, contrastando com a forte divisão da penúltima reunião, quando o corte de 0,25 ponto percentual passou por um apertado placar de 5 a 4.

    Ao justificar a interrupção dos cortes da Selic, a ata divulgada hoje sublinha que a redução das expectativas de inflação requer uma atuação firme da autoridade monetária e ressaltou a necessidade de “contínuo fortalecimento da credibilidade e da reputação” dos arcabouços fiscal e monetário.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    SEMANA DO CONSUMIDOR

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.