Ibovespa opera em queda com vacilo dos bancos; Vale e Petrobras em marcha indefinida
Bancos sofreram queda brutal no início da semana e chegaram a perder 42 bilhões de reais em valor de mercado na terça-feira
O Ibovespa, principal índice de referência da bolsa de valores, opera em baixa na manhã desta quinta-feira. 21. A queda está em torno de 0,20%. O índice segue pressionado e demonstra fragilidade, segundo análise gráfica do Itaú BBA emitida hoje. “O cenário internacional é de realização de lucros dentro de uma tendência de alta. Por aqui, vemos um cenário indefinido, com viés de baixa”, indica o relatório assinado por Fabio Perina.
Isso significa que o patamar atual, em torno de 134 mil pontos, pode ser perdido em direção dos 131 mil pontos – cerca de 10 mil pontos a menos do que já foi alcançado pela bolsa de valores brasileira mais cedo neste ano. Com isso, o desafio dos 150 mil pontos segue cada vez mais improvável.
Sem boas notícias para bancos e ‘blue chips’ da bolsa
Foco do mercado nos últimos dias, as ações dos bancos operam em cenários distintos e de volatilidade, e por enquanto perdendo o suporte de recuperação iniciado um dia antes. Os papéis do Itaú (ITUB4) valorizam 0,20% por volta do horário do almoço. As ações do Bradesco (BBDC3; BBDC4) caem 0,50%. Banco do Brasil (BBAS3) segue sua trajetória de queda: 070%. Provavelmente, o mercado não gostou do anúncio recente feito pela instituição financeira e que indica que o pagamento de proventos foi adiado para o fim do ano. Santander (SANB11) sobe 0,30% e BTG Pactual (BPAC11) cai 0,86%.
De acordo com o Itaú BBA, a ação de Vale (VALE3), interrompeu, ainda segundo a análise gráfica, o processo de recuperação no curto prazo. Isso após formar resistência em torno de 54,60 reais. “Esse cenário recoloca o ativo em contexto de indefinição”. No pregão, a Vale sobe 0,30%. O mesmo se aplica para Petrobras (PETR4), que segundo o BBA “interrompeu o processo de recuperação”. A ação cai 0,10% nesta manhã.
Gramado suspende festividade de natal após acidente aéreo que matou 10 pessoas
Câmara aprova projeto que reduz penas de condenados por atos golpistas
STF suspende parcialmente decisão sobre Lei do Impeachment







