Inflação do chocolate e pescado encarece almoço de Páscoa
Produtos que eram considerados vilões da ceia estão mais baratos
Os consumidores irão desembolsar mais para pagar pelos produtos típicos da Páscoa neste ano, segundo levantamento da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).
Dois dos itens mais comprados na época apresentaram aumento nos preços em relação à Páscoa de 2016. Os chocolates, tanto em barra quanto os bombons, acumularam alta de 12,61%.
Outro item que vai encarecer o carrinho dos trabalhadores é o pescado, tradicional na mesa dos brasileiros na Semana Santa. O produto subiu 9,28%, em média.
As bebidas alcoólicas também aumentaram de preço nos últimos doze meses, cerca de 6,83%.
Os vilões do almoço de Páscoa do passado, entretanto, estão mais baratos neste ano. A cebola e a batata inglesa, utilizadas no preparo da bacalhoada, tiveram queda de 51,15% e 42,14%, respectivamente. Em 2015, os mesmos produtos tinham registrado alta de 60,59% e 34,18%. Outros quatro produtos também estão mais baratos: pimentão (-27,3%), tomate (-26,92%), brócolis (-8,65%) e alho (-9,46%).
“Não estamos com expectativa alta, mas o quadro econômico está melhor, com taxas de juros e inflação menores. Pelo menos, a tendência positiva leva a crer que estamos em uma posição mais favorável e o trabalhador consegue voltar ao consumo, inclusive com o impulso do FGTS”, explica o assessor econômico da FecomercioSP, Guilherme Dietze.
Diferença de preços
Levantamento do Procon-SP mostra que a diferença de preço no ovo de Páscoa chega a 106,57% na cidade de São Paulo. Essa foi o percentual encontrado no ovo ao leite de 150g da Arcor, cujo preço variou de 15,97 reais a 32,99 reais.
Além do preço dos ovos, a pesquisa também identificou variações nos valores cobrados por barras de chocolate, bombons e bolos de Páscoa.
Nos bombons, a maior diferença, de 03,33%, foi encontrada na caixa com oito unidades, de 100g, da Ferrero Rocher. O preço do produto variou de 10,34 reais a 19,99 reais.
Nas barras de chocolate, a maior variação foi de 73,99%, nos produtos Special Dark e Special Dark Menta – ambas de 100g, da Hershey’s. Já nos bolos de Páscoa, a diferença chegou a 43,98%, no Bella Páscoa Frutas Ligth, versão de 400g, da Village.
Na comparação com a Páscoa do ano passado, o valor cobrado pelos ovos foi o que menos subiu, com alta de 0,51%. Já o maior aumento foi das das barras de chocolate, que subiram em média 18,48%, seguidas pelos bombons (16,67%) e bolos de Páscoa (5,08%). O Índice de Preços ao Consumidor (IPC-SP ) da Fipe, que mede a alta de preços na capital, teve alta de 4,43% entre fevereiro de 2016 e março de 2017.