Oferta Consumidor: 4 revistas pelo preço de uma
Continua após publicidade

Inflação: dos 20 produtos que mais subiram em agosto, 15 são alimentos

Frutas, carnes e vegetais puxaram alta do IPCA no período; Limão foi o produto que mais subiu no mês: 42,25%

Por Larissa Quintino 9 set 2020, 10h51
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acelerou 0,24% em agosto, motivado em grande parte pelo preço dos alimentos, que acelerou 0,78%. Desde junho, com a retomada do consumo e a reabertura gradual das atividades, o índice de inflação vem dando sinais de avanço. Apesar da inflação de agosto ter sido maior que em julho, o peso dos alimentos neste mês subiu de 0,01% para 0,78% em agosto  e tem tornado mais cara as idas ao supermercado mais caras. O índice como um todo, entretanto, se mantém comportado, já que a cesta de produtos engloba outros setores como transportes, habitação e educação, muitos deles com demanda afetada pela crise de Covid-19 e que, por isso, tiveram queda nos preços.

    Dos 20 itens que tiveram maior variação positiva de preço em agosto, 15 são alimentos: frutas, carnes e vegetais. O limão foi o produto que mais subiu no mês: 42,25% de variação. O arroz, que tem gerado reclamações presidenciais e chegou a virar piada na internet acelerou 3% no período e não entra no top das altas. Mas, no acumulado do ano, está na lista dos mais caros, com aumento acumulado de 19,25%. Confira, abaixo, o comportamento do IPCA, o índice de inflação oficial do país.

    Continua após a publicidade
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    SEMANA DO CONSUMIDOR

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.