Investimentos crescem 0,5% em abril, diz Ipea

No acumulado em 12 meses, o indicador aponta desaceleração, com o aumento passando de 3,7% em março para 2,7% em abril

Por da Redação
Atualizado em 7 jun 2019, 16h57 - Publicado em 7 jun 2019, 15h10

Os investimentos na economia brasileira aumentaram na passagem de março para abril, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O Indicador Ipea Mensal de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF, medida dos investimentos no produto interno bruto) registrou alta de 0,5% no período.

Na comparação com abril de 2018, a FBCF encolheu 0,9%, estimou o Ipea. No acumulado em doze meses, os investimentos desaceleraram, com a taxa de crescimento passando de 3,7% em março para 2,7% em abril.

Quando se compara abril a março, o componente construção civil foi o destaque positivo, com crescimento de 1%. Mas o setor encerrou o trimestre em abril com retração de 0,7% em relação ao período imediatamente anterior.

Já o consumo aparente de máquinas e equipamentos (Came) – que corresponde à produção interna, descontadas as exportações e acrescidas as importações – avançou 0,3%. O componente classificado como “outros ativos fixos” teve avanço de 0,5%.

Em relação a abril de 2018, tanto o consumo aparente de máquinas e equipamentos quanto a construção civil recuaram 2,1% em abril deste ano. O componente ‘outros ativos fixos’ cresceu 6,4%.

(Com Estadão Conteúdo e Agência Brasil)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

SEMANA DO CONSUMIDOR

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.