Ivan Monteiro, da Petrobras, é cotado para assumir o Banco do Brasil
O comando da Caixa poderia ficar com Rubem Novaes, ex-diretor do BNDES, ou com Pedro Guimarães, sócio do Banco Brasil Plural
O futuro governo deseja que o atual presidente da Petrobras, Ivan Monteiro, permaneça na administração Jair Bolsonaro. Há conversas para que ele assuma o comando do Banco do Brasil. A proposta foi feita a Monteiro pelo futuro ministro da Economia, Paulo Guedes.
Caso essa negociação se confirme, o comando da Caixa poderia ficar nas mãos de Rubem Novaes, ex-diretor do BNDES e professor da FGV, ou de Pedro Guimarães, sócio do Banco Brasil Plural, explicou uma fonte que tem conhecimento das tratativas.
Na manhã desta segunda-feira, 19, foi confirmado pela assessoria de Guedes que o economista Roberto Castello Branco aceitou o convite para assumir o comando da estatal petroleira.
A Petrobras enviou nota ao mercado nesta segunda-feira em que confirma que Ivan Monteiro deixará a companhia a partir de 1.º de janeiro de 2019.
O trabalho de Monteiro à frente da Petrobras era bem avaliado por Guedes e havia disposição para que ele seguisse no comando da petroleira. Ivan Monteiro mostrou-se, contudo, reticente em permanecer por mais um período na estatal.
De acordo com relato feito à reportagem, ele argumentou a Guedes que o trabalho de reestruturação financeira já havia sido feito na companhia e descreveu o desgaste a que se submeteu nos últimos anos como empecilho para sua confirmação.