Jackson Hole: Powell diz que “chegou a hora” de ajustar política monetária

O presidente do Fed enfatizou a mudança nas condições do mercado de trabalho americano nos últimos meses

Por Camila Barros Atualizado em 23 ago 2024, 11h46 - Publicado em 23 ago 2024, 11h24

Jerome Powell, o presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), falou em tom otimista sobre o cenário de inflação nos Estados Unidos, dizendo que “chegou a hora” de reavaliar a trajetória dos juros nos país.

“Minha confiança de que a inflação está caminhando sustentavelmente para a meta aumentou”, disse o dirigente em seu discurso em Jackson Hole, o simpósio anual de política econômica do Fed.

“Apesar da tarefa ainda não ter acabado, nós fizemos um bom progresso para a meta”, completou o presidente do Fed. O discurso de Powell e as sinalizações dadas por ele são amplamente aguardados pelo mercado financeiro, que aposta no início do ciclo de redução dos juros a partir de setembro. Durante a fala, as bolsas americanas registraram a máxima do dia. Por aqui, o dólar recua e é vendido a 5,53 reais e a bolsa sobe.

Powell destacou que o balanço de risco entre os dois mandatos do Fed mudou nos últimos meses, passando a pesar mais para o lado do mercado de trabalho. Nos Estados Unidos, o banco central atua tendo em vista dois objetivos: manter a estabilidade dos preços e buscar o pleno emprego.

Com dados recentes mostrando um mercado de trabalho menos pujante, o Fed passou a considerar se os juros altos estariam comprimindo demais a atividade no país. Powell enfatizou a mudança do mercado de trabalho nos últimos seis meses. “O mercado de trabalho não esta mais superaquecido, e as condições do mercado de trabalho agora estão menos apertadas”, disse.

A fala de Powell acontece após a ata da reunião do Fed de julho, divulgada na quarta, indicar que a maioria dos membros do comitê acreditam ser apropriado reduzir a taxa de juros na reunião de setembro caso os dados continuem dentro das expectativas. “Apesar da tarefa ainda não ter acabado, nós fizemos um bom progresso em conduzir a inflação para a meta”, disse o dirigente.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

SEMANA DO CONSUMIDOR

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.