Lula volta a criticar Campos Neto e diz que ainda vai definir novo presidente do BC

Presidente disse que espera encontrar uma pessoa competente, honesta e séria e reafirmou que governo cortará gastos sempre que necessário

Por Da redação
Atualizado em 22 jul 2024, 17h02 - Publicado em 22 jul 2024, 15h24

O  presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a criticar o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, nesta segunda-feira, 22. O presidente disse também que vai congelar despesas sempre que for necessário e que traz nas “entranhas” a questão da responsabilidade fiscal.

“Como pode um rapaz que se diz autônomo, presidente do Banco Central, estar incomodado com o fato do povo mais humilde estar ganhando aumento de salário?”, questionou Lula, em referência a Campos Neto e à autonomia do BC, durante entrevista a jornalistas de agências internacionais, nesta segunda-feira.

Lula disse que sempre foi contra a autonomia do Banco Central, mas que duvida que Campos Neto seja mais autônomo do que foi Henrique Meirelles, presidente do BC nos seus dois mandatos, época em que a lei da autonomia do BC ainda não existia.

O presidente disse que ainda vai definir um novo nome para o comando do BC e que espera encontrar uma pessoa competente do ponto de vista técnico, e muito honesta e séria, do ponto de vista político. “E que seja uma pessoa que efetivamente ganhe autonomia pela sua respeitabilidade, pelo seu comportamento”, disse Lula.

O presidente comentou também sobre o bloqueio de 15 bilhões de reais do Orçamento anunciado na sexta-feira passada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad. “Sempre que precisar bloquear, nós vamos bloquear”, disse Lula em entrevista a jornalistas de agências internacionais. Lula afirmou que não foi a primeira vez que o governo fez uma contenção de gastos, dizendo que “ se gastar mais do que arrecada, o país vai quebrar”.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

SEMANA DO CONSUMIDOR

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.