Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Maduro aumenta salário mínimo em 50% na Venezuela – para R$ 36

O reajuste é o quinto em um ano, mas os venezuelanos sofrem com inflação nas alturas e escassez de alimentos e mantimentos básicos

Por Da redação
Atualizado em 9 jan 2017, 10h12 - Publicado em 9 jan 2017, 10h08

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou neste domingo um aumento de 50% no salário mínimo, que sobe para 40.638 bolívares. O valor representa 60 dólares (180 reais), na taxa oficial mais alta e fictícia, e 12 dólares (36 reais) na cotação do mercado negro. “Para começar o ano, decidi pelo aumento. Seria, se levarmos em conta o aumento que dei em janeiro de 2016, o quinto em um ano”, disse Maduro, na primeira transmissão de 2017 de seu programa semanal no canal estatal VTV. O salário mínimo atualmente em vigor é de 27.091 bolívares e foi reajustado em novembro.

O salário é complementado com um bônus de alimentação de 63.720 bolívares (equivalente a 93 dólares, na taxa oficial fictícia). O aumento decretado inclui os aposentados, assinalou Maduro.

Os aumentos sucessivos decretados pelo presidente socialista foram devorados pela inflação, estimada em 475% em 2016 , e pela perda de valor do bolívar frente ao dólar. Além do alto custo de vida, os venezuelanos sofrem com a escassez de alimentos e remédios.

Continua após a publicidade

Para combater o desabastecimento, Maduro anunciou um plano para criar “um sistema de lojas” que venderão produtos básicos a preços subsidiados, que será controlado pelos Comitês Locais de Abastecimento e Produção (Clap), organizações municipais que distribuem comida em áreas populares. Segundo o presidente, as lojas estarão localizadas nas 45 cidades mais povoadas do país petroleiro.

(Com AFP)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.