Mercado volta a subir a estimativa da inflação e prevê avanço do PIB em 2,46%

Pela 7ª semana consecutiva, analistas do mercado financeiro estimam a alta do IPCA. A projeção é que o índice oficial de inflação feche 2024 em 4,26%

Por Camila Pati 2 set 2024, 09h16

Analistas do mercado financeiro subiram, pela sétima semana consecutiva, a projeção para o índice de inflação oficial para este ano. Segundo dados compilados pelo Boletim Focus, do Banco Central, nesta segunda-feira, 2 o IPCA deve encerrar o ano em 4,26%, ligeiramente acima dos 4,25% projetados na semana passada. Para o ano que vem,  no entanto, o mercado reduziu a estimativa, projetando que a inflação termine o ano em 3,92%,, abaixo dos 3,93%, projetados na semana passada. 

As estimativas do mercado financeiro se aproximam do teto da meta, que é de 4,5%, pressionando o BC na próxima decisão sobre a taxa de juros. A pesquisa Focus, no segue estimando que a taxa Selic feche 2024 nos atuais 10,5% apesar do aumento das apostas na alta dos juros no Brasil. 

Em relação ao dólar, os analistas do mercado financeiro subiram a expectativa de cotação para 5,33 reais, ligeiramente acima dos 5,32% previstos na semana passada. Para o fim de 2025, o mercado continua esperando que a moeda americana encerre o ano a 5,30 reais, mesma estimativa coletada pelo BC na semana passada.

Mais uma vez, os analistas revisaram para cima a projeção do PIB. O mercado estima que o crescimento da economia atinja os 2,46%, índice 0,3 p.p. maior do que os 2,43% registrados na semana anterior. Há um mês, a projeção dos agentes do mercado financeiro era de um avanço do PIB de 2,20%

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

SEMANA DO CONSUMIDOR

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.