Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Montadoras vão suspender produção por até um mês

Os cerca de 5 mil funcionários do setor produtivo da General Motors terão férias coletivas de 27 de fevereiro a 27 de março, em São Caetano do Sul

Por Da redação
Atualizado em 8 fev 2017, 14h29 - Publicado em 8 fev 2017, 07h56
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Linha de montagem na fábrica da General Motors em Glórinha, no Rio Grande do Sul
    Indústria automobilística pretende suspender a produção no período próximo ao Carnaval (Jefferson Bernardes/VEJA)

    Um dia após as montadoras divulgarem alta de 17% na fabricação de veículos em janeiro ante igual mês do ano passado – justificada como aposta de melhora no mercado ao longo do primeiro trimestre -, empresas começaram a informar aos trabalhadores que vão suspender a produção nos próximos dias, aproveitando o feriado do Carnaval.

     

    A General Motors fará a parada mais longa, de um mês, na fábrica de São Caetano do Sul, no ABC paulista. Os cerca de 5 mil funcionários do setor produtivo terão férias coletivas de 27 deste mês a 27 de março.

    Segundo o vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Caetano, Francisco Nunes, a GM alegou queda nas vendas. No ano passado, as vendas da marca caíram 10,8% em relação a 2015, enquanto o mercado total teve recuo de 20%. Em janeiro, a marca teve resultados 2% melhores que o mesmo mês de 2016. O mercado total caiu 5,2%.

    Continua após a publicidade

    A GM também estendeu até 19 de abril o período de lay-off (suspensão de contratos) de 754 trabalhadores que deveriam retornar à fábrica nesta quarta-feira, 8, após mais de dois anos de dispensa. “Nós vislumbramos um aquecimento de mercado e conseguimos negociar a prorrogação do lay-off, pois a intenção da empresa era demitir esse pessoal”, afirma Nunes. A montadora deve abrir um programa de demissão voluntária (PDV) nos próximos dias.

    Na semana passada, a GM também anunciou férias coletivas para cerca de 2,2 mil trabalhadores da unidade de São José dos Campos (SP) de 13 de fevereiro a 2 de março. A GM não quis comentar o assunto. A fábrica do ABC produz os modelos Cobalt, Spin, Montana e uma versão do Onix. Em São José são feitos S10 e Trailblazer. Não há, por enquanto, informações de parada na filial de Gravataí (RS), onde são produzidos Prisma e a maioria das versões do Onix, o carro mais vendido no País atualmente.

    A Volkswagen vai estender a parada do carnaval por 12 dias, entre 22 de fevereiro e 5 de março, na fábrica de São Bernardo do Campo. Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, cerca de 7 mil trabalhadores, todos da produção, serão dispensados e as folgas serão contabilizadas no Programa de Seguro Emprego (PSE), que reduz jornada e salários. A Volkswagen não comentou o tema.

    A Fiat também estuda parar a produção durante toda a semana do carnaval em Betim (MG), de acordo com fornecedores da montadora. A informação não foi confirmada pela empresa.

    Continua após a publicidade

    Balanço financeiro

    Nesta terça-feira, 7, a General Motors divulgou que seu lucro global no ano passado foi de 9,43 bilhões de dólares, 2,7% inferior aos ganhos de 2015.

    A região da América do Sul, onde o Brasil responde por 60% das vendas, registrou prejuízo de 400 milhões de dólares, o que representa 200 milhões de dólares  a menos em perdas em relação ao balanço financeiro do ano anterior.

    (Com Estadão Conteúdo)

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.