Motorista pode baixar versão digital da CNH pelo celular

É necessário possuir a CNH com QR Code impresso no verso para baixar a versão digital do documento de habilitação

Por André Romani Atualizado em 4 jun 2024, 16h02 - Publicado em 21 dez 2018, 11h07

Motoristas não precisam mais sair de casa para gerar a versão digital da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O processo pode ser feito desde ontem através de um aplicativo pelo celular ou tablet. A novidade foi desenvolvida pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

O Ministro das Cidades, Alexandre Baldy, destacou a facilidade para adquirir a CNH Digital. “Nem todos os motoristas tinham tempo para ir a um posto de atendimento do Detran. Agora, ficou muito mais rápido e prático, facilitando a vida das pessoas”.

Para gerar o documento, basta baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), disponível de forma gratuita na Google Play e App Store. É necessário possuir a CNH com QR Code impresso no verso. Essa versão começou a ser emitida em maio de 2017 e aproximadamente 26 milhões de brasileiros já têm o documento com o código de barras bidimensional. O motorista que não tiver a nova versão precisará emitir uma segunda via para usufruir do aplicativo.

Depois de baixar o aplicativo, o usuário cadastra-se e utiliza seu dispositivo móvel para ler o QR Code, que serve como autenticação do documento. Em seguida, ocorre um teste de movimento, através da câmera do celular, com o objetivo de evitar fraudes. Por fim, a validação ocorre após a criação de uma senha.

O documento pode ser acessado a qualquer momento, sem necessidade de conexão com a internet. De acordo com a Serpro, 620 mil CNHs digitais já tinham sido emitidas em todo o país. 

Continua após a publicidade

A CNH já tinha uma versão online, mas só quem possuísse um certificado digital, espécie de CPF virtual, podia adquiri-la.

O aplicativo também poderá gerar uma versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). No entanto, diferentemente da CNH, o acesso ao CRLV só está disponível nos estados do Ceará, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pernambuco e Rondônia.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

SEMANA DO CONSUMIDOR

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.