N5X, nova bolsa de energia do Brasil, realiza primeiros negócios

Plataforma é uma parceria entre bolsa europeia de energia e fundo de investimentos da B3; objetivo é facilitar as operações entre empresas no mercado livre

Por Juliana Elias Atualizado em 25 jul 2024, 23h41 - Publicado em 16 jul 2024, 15h00

A N5X, nova plataforma para compra e venda de energia no Brasil, já realizou seus primeiros negócios desde o lançamento oficial da companhia, em 20 de junho. O primeiro contrato entre duas empresas fechado no ambiente da N5X foi realizado ainda antes disso, no dia 17, durante uma etapa piloto, para a comercializadora Exponencial, do grupo Witzler.

Foi a primeira boleta emitida pela nova bolsa. As boletas, um dos principais negócios da plataforma, são contratos padronizados para a compra de energia de uma empresa no mercado de livre. O documento centraliza informações como o preço e os prazos do negócio, e visa simplificar o modelo atual, que, no Brasil, ainda é majoritariamente realizado por meio de negociações diretas feitas entre a compradoras e fornecedoras, contrato a contrato.

“O mercado livre envolve grandes consumidores, geradores e comercializadores que podem comprar e vender energia elétrica diretamente, e, majoritariamente, o perfil das negociação entre eles ainda é bilateral”, conta a presidente da N5X, Dri Barbosa. “O que a nossa boleta faz é formalizar essas operações num contrato padrão, o que vai dar muita eficiência a essas negociações, reduzir os fluxos de idas e vindas desses contratos e também trazer mais segurança jurídica.”

A N5X é uma joint venture entre o Grupo EEX, dono da European Energy Exchange (EEX) e de outras bolsas do setor de energia no mundo, e da L4 Venture Builder, fundo de investimentos em startups da B3.

A fase inicial de testes foi realizada com as primeiras 14 empresas habilitadas a usar o sistema da N5X, ou seja, já com a plataforma conectado aos seus negócios. No dia do lançamento, esse número tinha subido para 27 e, hoje, já são 67. No total, há mais de 160 empresas cadastradas para participar e poder negociar pela nova bolsa. Copel, Raízen, Assaí Atacadista, Casa dos Ventos e Danske são algumas das companhias já habilitadas.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

SEMANA DO CONSUMIDOR

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.