Nova gasolina com 30% de etanol é introduzida nesta sexta-feira; preço segue inalterado
Aumento do percentual do biocombustível foi decidido em meio a tensão no Oriente Médio

A mistura de etanol na gasolina passa a ser 30% composta pelo biocombustível a partir desta sexta-feira, 1o de agosto. A chamada gasolina E30 é resultado de uma determinação do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), órgão capitaneado pelo Ministério de Minas e Energia (MME) e composto por outros 16 ministérios.
A decisão de elevar o percentual de etanol na gasolina de 27,5% para 30% ocorreu em meio a instabilidades geopolíticas no Oriente Médio, menos de duas semanas depois de Israel lançar um ataque militar contra o Irã — o que gerou instabilidade no preço internacional do petróleo, em junho.
“Com ele (combustível E30), o Brasil deixará de ser refém do mercado internacional e da volatilidade dos preços externos”, disse o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, após a deliberação do CNPE. Como o etanol é produzido internamente, os sucessivos aumentos da concentração do biocombustível na mistura da gasolina têm potencial para diminuir a exposição externa no preço. Até o momento, nenhum corte novo no preço da gasolina foi anunciado.
Diferentemente da gasolina comum, as gasolinas premium vendidas nos postos seguem com uma concentração mais baixa de etanol, de 25%. Já o diesel passará a contar com 15% de biodiesel na sua composição a partir desta sexta-feira, como parte da deliberação do CNPE. O aumento percentual do biocombustível na mistura foi de apenas 1 ponto percentual em relação ao praticado anteriormente.