Nova pesquisa traz sinalização tão esperada por Bolsonaro

Expectativa de aumento da inflação nos próximos três meses caiu 11 pontos percentuais, segundo levantamento do BTG/Instituto FSB

Por Larissa Quintino Atualizado em 11 jul 2022, 13h40 - Publicado em 11 jul 2022, 09h06

A alta dos preços, principalmente dos combustíveis, faz com que o governo de Jair Bolsonaro (PL) articule em diversas frentes para tentar diminuir os preços — e também a vantagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas pesquisas de intenção de voto. Com a redução dos preços nas bombas depois do teto do ICMS e redução nos estados, Bolsonaro recebe um bom sinal da nova pesquisa do BTG Pactual/Instituto FSB Pesquisa, divulgada nesta segunda-feira, 11.

A percepção dos brasileiros sobre uma disparada da inflação ainda é maioria, em variação menor. Segundo o levantamento, 54% acreditam que os preços ficarão maiores  nos próximos três meses. Em 27 de junho, antes da redução do imposto, o percentual era de 65%. “A recente redução no preço dos combustíveis reduziu bastante o número de brasileiros que apostam em novas altas da inflação daqui até a eleição. Mas, embora esse movimento tenha potencial de mexer nas intenções de voto, o comportamento do eleitor praticamente não mudou”, afirma Marcelo Tokarski, sócio-diretor do Instituto FSB Pesquisa. Na pesquisa de intenção de voto, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 41% das intenções de voto, dois ponto a menos que no levantamento de junho. Bolsonaro foi de 33% para 32%.

A pesquisa BTG Pactual/Instituto FSB Pesquisa foi realizada entre os dias 8 e 10 de julho. Foram entrevistadas 2.000 pessoas por telefone. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

SEMANA DO CONSUMIDOR

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.