Oferta Consumidor: 4 revistas pelo preço de uma
Continua após publicidade

Regra que facilita portabilidade de salário entra em vigor

Antes, o cliente precisava ir pessoalmente à instituição no qual mantêm a conta para solicitar a portabilidade de salário

Por Redação
Atualizado em 2 jul 2018, 11h56 - Publicado em 2 jul 2018, 11h46
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Uma nova regra que entrou em vigor a partir deste domingo (1) vai facilitar a vida de trabalhadores que optem por trocar o banco onde recebem o salário. Antes, o cliente precisava ir pessoalmente à instituição na qual mantinha conta para solicitar a portabilidade de salário — agora, o trabalhador solicita a mudança diretamente ao novo banco.

    A medida foi aprovada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) do Banco Central em fevereiro. Com a alteração, também será possível receber o salário em instituições não-financeiras, como a PagSeguro e PayPal — a nova regra também deve aumentar a competição entre os bancos tradicionais e as fintechs, empresas de tecnologia do setor financeiro.

    O novo modelo de portabilidade de salário é o mesmo adotado pelas empresas de telefonia: quando o cliente quer mudar sua operadora, mas manter o mesmo número de telefone, deve entrar em contato com a nova operadora.

    Para realizar a troca, os bancos devem exigir aos novos clientes documentos que garantem sua identificação. Os documentos devem possuir informações como o nome completo, nome completo da mãe, data de nascimento, CPF, endereço e telefone.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    SEMANA DO CONSUMIDOR

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.