Com a economia aquecida e o número de eventos em alta, a previsão de faturamento para 2024, de acordo com dados da Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (Abrape), é expressiva: 75 bilhões de reais. Essa projeção está ligada diretamente a apenas três segmentos: esportes, música e gastronomia. “Os eventos são uma ótima maneira de oferecer experiências e gerar valor. São ativos relevantes que bem explorados criam uma grande conexão emocional”, adiz Artur Mahmoud, Diretor de Negócios da End to End, empresa que apresenta soluções com expertise em engajamento de fãs e consumo no esporte.
Em 2023, no saldo acumulado entre janeiro e novembro, o segmento teve um crescimento de 56%. Este índice foi impulsionado pelo desempenho do core business do setor, que abrange atividades como organização de eventos e produção e promoção de eventos esportivos.
Uma dessas empresas que se encaixa nos parâmetros citados pela Abrape é a Cia do Tomate, que atua na área de recreação infantil e prevê um rendimento melhor em 2024. “No ano passado faturamos atuando no ramo de recreação 12 milhões de reais. Este ano já começou bem aquecido e nossa expectativa é que haja um crescimento de 15 a 20%”, revelou Alessandro Tomazelli, diretor e sócio da empresa. A Cia do Tomate é responsável por ativações infantis em estádios de futebol, como NeoQuímica Arena, Allianz Parque e Engenhão.
A Soccer Hospitality, empresa de eventos que conta com operações em camarotes de três clubes da Série A do Campeonato Brasileiro, estima que o setor tenha um crescimento cada vez maior nos próximos anos. “Com o calendário de jogos, devemos ter mais de 300 eventos espalhados pelos estádios brasileiros durante a temporada”, comenta Léo Rizzo, diretor da Soccer Hospitality.