Petrobras elevará preço do diesel em 13% nas refinarias
O aumento é o primeiro desde junho, quando os preços foram congelados a 2,0316 reais o litro, como parte do acordo entre governo e caminhoneiros
A Petrobras anunciou um aumento de 13,03% no preço do diesel nas refinarias — 2,2964 reais o litro, válido a partir desta sexta-feira 31, conforme comunicado no site da estatal. O reajuste acontece depois de a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) ter publicado novos valores de referência para comercialização do produto, com aumentos de até 14% dependendo da região do país
O aumento da Petrobras é o primeiro desde junho, quando os preços foram congelados a 2,0316 reais o litro como parte da subvenção econômica oferecida pelo governo. A partir de agora, o reajuste será feito mensalmente. O valor referência é composto da cotação do petróleo negociado no mercado internacional e do dólar no mês de referência.
Apesar do reajuste, o novo preço do diesel nas refinarias ainda continuará abaixo do que era praticado antes da greve dos caminhoneiros, em maio, quando o governo concedeu subsídio de 0,30 de real, válido até o dia 31 de dezembro.
A máxima do período de reajustes diários da Petrobras foi registrada no dia 22 de maio, quando o diesel chegou a 2,3716 reais nas refinarias e foi congelado por sessenta dias.
Já os preços da gasolina foram reajustados em 1,4% nas refinarias a partir desta sexta-feira, para 2,1375 reais o litro, nova máxima dentro da era de reajustes diários iniciada há mais de um ano.