Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Por ‘aniversário da China’, Trump adia novas taxas em 15 dias

"Como a China comemorará seu 70º aniversário em 1º de outubro, adiaremos o aumento de tarifas a US$ 250 bi de 1º para 15 de outubro", anunciou Trump

Por Da Redação 12 set 2019, 03h25

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira que adiará de 1º para 15 de outubro o novo aumento de 25% para 30% na tarifa sobre 250 bilhões de dólares em alguns produtos importados da China

“Devido ao fato de que a República Popular da China comemorará seu 70º aniversário em 1º de outubro, decidimos, como um gesto de boa vontade, adiar o aumento de tarifas a 250 bilhões de dólares (de 25% para 30%), de 1º para 15 de outubro”, anunciou Trump no Twitter.

O anúncio ocorreu após a China publicar uma lista de produtos americanos que ficarão isentos das tarifas de importação suplementares aplicadas desde o ano passado, uma decisão que foi elogiada por Trump.

Com a medida, a China pretende limitar as consequências sobre seu setor industrial, que reclama dos custos excessivos provocados pelas tarifas impostas aos produtos ‘made in USA’.

Continua após a publicidade

As isenções anunciadas pela China, que entrarão em vigor em 17 de setembro pelo prazo de um ano, afetam 16 categorias de produtos, de pesticidas a lubrificantes, passando por produtos farmacêuticos, informou a Comissão de Direitos Alfandegários da China.

China e Estados Unidos protagonizam desde 2018 uma guerra comercial que resultou na imposição mútua de tarifas que alcançam bilhões de dólares.

Em maio, o governo começou a receber pedidos para suspender as tarifas adicionais que aplicava aos produtos americanos.

Continua após a publicidade

Esta é a primeira vez que o governo chinês publica uma lista de produtos desde que começou a aplicar, ano passado, tarifas adicionais de 25% a uma série de bens procedentes dos Estados Unidos.

Entre as 16 categorias também estão produtos mais técnicos como alfafa granulada, os aceleradores lineares usados na medicina ou óleos para o setor mecânico.

(Com EFE e AFP)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.