Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

A crise aérea transformou o verão europeu em um grande caos

Aeroportos registram aumento de cancelamentos e atrasos devido à greve de funcionários

Por Luana Zanobia Atualizado em 4 jul 2022, 15h21 - Publicado em 4 jul 2022, 11h14

Os europeus enfrentam um cenário bastante adverso nos aeroportos. Como se não bastassem as passagens mais caras, filas, atrasos e cancelamentos se tornaram corriqueiros nos últimos dias com a greve das companhias aéreas. Esse é mais um episódio de caos que o setor aéreo enfrenta nos últimos dois anos. Anteriormente, a própria pandemia deflagrou a crise. Agora, são seus efeitos que estão levando trabalhadores a exigir melhores condições de trabalho, como aumentos salariais e novas contratações.

Com o fechamento das fronteiras e as restrições de locomoção nos países, as companhias aéreas reduziram a força de trabalho durante a crise sanitária. A jornada de trabalho e os salários dos tripulantes, por consequência, também foram reduzidos. Agora, com a retomada das viagens, os funcionários esperam fechar um acordo para garantir melhorias. A greve acontece em meio à temporada de férias do verão europeu, o quem tem piorado a situação dos aeroportos.

As companhias de baixo custo Ryanair e EasyJet já anunciaram as paralisações. No sábado, cinco voos foram cancelados e 175 foram adiados no aeroporto de Madri, capital da Espanha. Dos atrasados, 123 eram da Ryanair e 52 da EasyJet. Na França, diversos voos também estão sendo cancelados no aeroporto Charles de Gaulle, em Paris. Segundo a agência Reuters, aeroportos do Reino Unido, Holanda e Alemanha também estão com dificuldades para manejar o aumento do tráfego. Na Alemanha, o problema é o déficit de trabalhadores, tanto nos aeroportos quanto no quadro de funcionários da Lufthansa. Segundo o sindicato USO (Unión Sindical Obrera), mais de 200 voos foram cancelados e quase mil sofreram atrasos nos últimos seis dias.

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.