Por que Tesla vale mais que GM e Ford juntas – mesmo vendendo bem menos

Nesta semana, a montadora comandada por Elon Musk ultrapassou o valor de mercado de US$ 100 bilhões apostando em voos mais altos

Por Victor Irajá Atualizado em 4 jun 2024, 15h03 - Publicado em 22 jan 2020, 18h06

O magnata americano Elon Musk pode ser uma figura pitoresca, mas nada tem de louco. Pelo contrário. A valorização das ações da Tesla, montadora comandada por Musk, no pregão da Nasdaq, bolsa que concentra papéis de empresas voltadas à tecnologia nos Estados Unidos, mostra que o milionário é um homem de visão. Com alta de 1,4% de suas ações nesta quarta-feira, 22, a companhia se tornou a primeira montadora a ultrapassar o valor de mercado de 100 bilhões de dólares — mais do que as gigantescas General Motors (GM) e Ford combinadas. As duas americanas são, respectivamente, avaliadas em aproximadamente 50 bilhões de dólares e 37 bilhões de dólares. Aos incautos, porém, a comparação pode parecer inacreditável.

A GM é conhecida por manter em seu guarda-chuva marcas como a Chevrolet e a Hummer. A Ford mantém modelos como a EcoSport e o Fusion — todos consagrados e, não raro, vistos pelas ruas. Já a Tesla, que vende-se com a proposta de impulsionar o mercado de veículos híbridos e elétricos, é percebida com menos frequência pelas avenidas das grandes metrópoles do Brasil. Os números explicam: a General Motors vendeu 8,4 milhões de veículos ao redor do mundo em 2018. A Ford, por sua vez, emplacou 6 milhões rodando por aí. Já a Tesla, mais tímida, vendeu apenas 245 mil carros no ano retrasado — poluindo bem menos, claro. E como uma empresa com uma presença tão ínfima em relação aos concorrentes pode ter um valor de mercado tão superior? Reposta: o futuro.

Elon Musk
O CEO da SpaceX e fundador da Tesla, Elon Musk, durante conferência no Cabo Canaveral, no estado americano da Flórida (Joe Skipper/Reuters)

“Inovação, tecnologia e carros à frente de seu tempo. Com Musk no comando, a empresa tem bom marketing e presença na mídia”, explica Milad Kalume Neto, gerente da consultoria automotiva Jato Dynamics. O investimento em novas tecnologias, portanto, e o potencial de crescimento exponencial da Tesla — com a aposta em carros movidos a energia limpa — motivam os investidores a apostar na empresa de Elon Musk, enquanto as tradicionais montadoras comem poeira ao apresentar novas tecnologias. “A Ford e a GM passaram por uma grave crise financeira há dez anos. Ficaram para trás nos quesitos de inovação e desenvolvimento. Não foram capazes de lançar essa tendência”, afirma Kalume Neto.

Mas não é só de amanhãs que vive a bonança da Tesla. A montadora viu dobrar o valor de suas ações listadas na bolsa americana nos últimos dois meses, graças à expectativa de crescimento da empresa com a expansão no gigantesco mercado chinês — os trabalhos avançados na construção da primeira fábrica da empresa no país — e os ótimos resultados registrados no terceiro trimestre do ano passado, com receitas de 6,3 bilhões de dólares, acima das expectativas do mercado.

Ambicioso (às vezes, até demais) e midiático, Musk aposta no envio ao homem para colonizar Marte, investe pesado em energia solar e vende protótipos de veículos que ultrapassam os 400 quilômetros por hora. Parece que pés no chão, ao contrário do que parece, não são a chave para o sucesso.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

SEMANA DO CONSUMIDOR

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.