A Porsche tornou-se a montadora mais valiosa da Europa uma semana após sua oferta pública inicial (IPO), quando sua capitalização de mercado ultrapassou a da controladora, a Volkswagen. As ações da Porsche subiram 3,3%, a 90,78 euros na manhã desta quinta-feira, 6 (horário de Brasília), dando à empresa um valor de mercado de 82,7 bilhões de euros (81,7 bilhões de dólares) superando a avaliação de 78,1 bilhões de euros da Volkswagen. A VW vende cerca de 10 milhões de veículo em comparação com as 300.000 entregas da Porsche.
A maior montadora da Europa em receita arrecadou, na semana passada, 9,4 bilhões de euros quando a Porsche, um das principais contribuidoras de lucro do grupo, retornou ao mercado de ações no que foi a maior listagem do continente em uma década, desde a mineradora Glencore, de acordo com levantamento feito pela agência de notícias Bloomberg.
Todas as ações ofertadas da Porsche são preferenciais, ou seja, sem direito a voto. Dessa maneira, o controle da empresa permanecerá com o grupo Porsche Automobil Holding, das famílias Porsche e Piëch, também maior acionista da Volkswagen, e isso preocupa os investidores. O CEO da Volkswagen, Oliver Blume, vai manter também a presidência da Porsche.