Preço médio da gasolina cai, mas continua acima de R$ 4
Valor varia muito: o menor preço é o de Santa Catarina (4,023 reais), enquanto o maior é o do Rio de Janeiro, onde o litro de gasolina sai por 4,799 reais
O preço médio do litro da gasolina continua caindo no país. Pesquisa da Agência Nacional de Petróleo (ANP) mostra que o preço médio do combustível caiu para 4,297 reais na semana que se encerra neste sábado, 12.
Apesar da queda, o preço médio continua acima do patamar de 4 reais. A pesquisa mostra que o valor varia muito de acordo com a região do país. O menor preço é o de Santa Catarina (4,023 reais), enquanto o maior é do Rio de Janeiro, onde o litro da gasolina sai por 4,799 reais. Em Cabo Frio, na região dos Lagos, está o maior preço médio: 5,090 reais por litro.
Na quarta-feira, o valor médio cobrado pela Petrobras pelo combustível nas refinarias caiu ao menor nível em 14 meses, em meio a uma redução na cotação do dólar ante o real, um dos parâmetros utilizados pela companhia em sua sistemática de reajustes.
O preço da gasolina da petroleira estatal, que responde por quase 100% do refino no Brasil, vinha caindo desde meados de dezembro diante da depreciação da moeda norte-americana. Mas outro componente de peso seguido pela estatal em seu mecanismo de reajustes, a cotação do petróleo no mercado internacional, fechou com ganhos nesta semana, o que contribuiu com uma alta do preço da gasolina da Petrobras nesta sexta-feira 11. O repasse dos reajustes dos combustíveis ao consumidor final nos postos depende de diversas variáveis, como margem das distribuidoras e revendedores, impostos e mistura obrigatória de biocombustíveis.
Etanol e diesel
O etanol hidratado, concorrente da gasolina nas bombas, ficou estável, em 2,83 reais por litro. Por enquanto, o preço médio do etanol está mais favorável que o da gasolina ao consumidor.
Para valer a pena, o preço do álcool tem de custar até 70% do valor da gasolina. Calculadora de VEJA auxilia nessa conta.
Já o preço médio do diesel, combustível mais consumido do Brasil, caiu 0,2 por cento nos postos nesta semana, para 3,434 reais por litro, segundo os dados da ANP.
(Com Reuters)