Faltam 11 dias para o Dia dos Pais mas se você ainda não comprou o presente fique atento: a diferença de preços pode chegar a 87%. Os dados foram divulgados pelo Procon-SP em pesquisa sobre produtos de cuidados pessoais, utilidades domésticas e eletrônicos entre os dias 17 e 19 de julho.
Ao todo foram avaliados 40 produtos em oito estabelecimentos comerciais. Entre eles o item que apresentou maior diferença de preço foi o Barbeador Elétrico PBA03 Bivolt da Philco.
No Ponto Frio, os consumidores desembolsam 79,90 reais para adquirir o produto, mas nas Americanas o preço sobe para 149,90 reais. Uma diferença de 70 reais.
A supervisora de pesquisa do Procon, Cristina Martinussi, ressaltou a importância da pesquisa de preços. “As pessoas estão pesquisando mais, a internet facilitou. Mesmo que o consumidor não compre pela loja virtual, ele pode comparar preços. É preciso se prevenir antes de comprar e estar sempre atento, às vezes comprar na loja física não vale a pena por conta do deslocamento, é preciso avaliar o imediatismo”.
Cristina também orienta os consumidores a verificar se o estabelecimento oferece desconto para o pagamento à vista. “O cliente tem que questionar se pode pagar um preço menor ao comprar com dinheiro. Com o cartão de crédito, é importante verificar juros porque às vezes ele acaba pagando o produto duas vezes”.
Entre os itens de utilidades domésticas/lazer, o Grill e Sanduicheira Crome Inox da Britânia foi o produto que mais variou de preço na época do levantamento. No Extra era possível encontrar o produto por 59,90 reais, mas o preço era de 89,90 reais no Carrefour.
O smartphone Vibe K6 Plus da Lenovo também registrou uma diferença expressiva no preço. Na Magazine Luiza e Ponto Frio, o consumidor pagaria 1.299 reais no aparelho, que poderia encontrar o mesmo smartphone nas Lojas Cem, por 948 reais – uma economia de 351 reais.
A Fast Shop foi a loja que apresentou maior quantidade de produtos com menor preço, foram 11. Walmart, Lojas Cem e Fast Shop tinham 15 produtos com preço menor ou igual ao valor médio.
Ainda segundo Cristina, os preços podem variar bastante porque as empresas têm a liberdade de trabalhar dessa forma. “Alguns fatores acabam diferenciando o preço, onde a loja está localizada, se está no shopping ou não, o poder de barganha da empresa com o produtor e a política da empresa”.