Privatização não está na mesa, diz presidente da Petrobras

Segundo Castello Branco, informação é 'fantasma'; executivo cita planos de desinvestimentos e de redução de gastos

Por da Redação
Atualizado em 8 out 2019, 15h40 - Publicado em 8 out 2019, 14h55

Durante audiência na Câmara dos Deputados, o presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, classificou como fantasma a informação de que existe plano para privatizar a petroleira. “Privatização da Petrobras não está na mesa, não existe nenhum plano. De vez em quando alguém fala, é sempre esse fantasma”, declarou nesta terça-feira, 8, na Comissão de Minas e Energia da Câmara. 

O presidente da companhia citou que a empresa vem passando por desinvestimentos em algumas áreas. Segundo Castello Branco, o portfólio da estatal considera atualmente a venda de 183 campos em terra e em águas rasas. Ele ressaltou que diversos ativos no Nordeste estão à venda, uma vez que a produção em diversos estados da região tornou-se irrelevante para a empresa. “Estamos vendendo essas operações para outras empresas, várias brasileiras”, disse o executivo, frisando que as companhias que estão comprando esse ativos deverão investir neles, gerando renda e emprego nas regiões.

 

A outra parte da estratégia da empresa está na redução de gastos operacionais. Atualmente, a petroleira está com três Programas de Demissão Incentivada (PDV) para áreas da companhia que estão sendo vendidas. A estatal, que chegou a ocupar 72 prédios no país em 2015, está em 38. Segundo o presidente, a mudança na gestão trouxe redução na ordem de 35% no período, para 1,3 bilhão de reais com os prédios brasileiros.

Castello Branco afirmou que a empresa deve encerrar o ano com apenas seis escritórios no exterior, contra 19 em 2017, como parte do processo de corte de gastos. Atualmente, segundo o executivo, a empresa tem ainda 11 escritórios fora do país, mas terminará o ano com presença apenas nos seguintes países: Bolívia, China, Cingapura, Estados Unidos, Holanda e Inglaterra. “Estamos num processo de racionalização do espaço.”

(Com Estadão Conteúdo e Reuters)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

SEMANA DO CONSUMIDOR

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.