‘Não existe tensão entre os poderes, apenas divergências’, diz Barroso no fórum VEJA Insights
Presidente do STF ressaltou que a estabilidade institucional do país é fundamental para a atração de investimentos; Evento reúne autoridades e empresários em NY
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, afirmou que o Brasil é um “case de sucesso institucional”, destacando os avanços desde a Constituição de 1988 e a estabilidade do país, que segundo ele, é fundamental para a atração de investimentos ao Brasil em um momento de instabilidade global.
Segundo ele, o país completará, em 2025, 36 anos da Constituição de 1988 ee 40 anos de democracia e estabilidade institucional, o que representa um marco histórico, especialmente se comparado ao passado conturbado da política nacional.
“Como eu sou uma das pessoas mais antigas nesse ambiente, eu gostaria de lembrar que a vida nem sempre foi assim”, disse o ministro, ao relembrar uma sucessão de episódios em que a ordem institucional foi rompida — desde a dissolução da primeira Assembleia Constituinte por Dom Pedro I, passando pelo golpe do Estado Novo em 1937, a destituição de Getúlio Vargas em 1945, o veto militar à posse de João Goulart em 1961, o golpe de 1964, o Ato Institucional nº 5 de 1968 e o Pacote de Abril de 1977.
Esse histórico, segundo o ministro, carrega uma marca constante de “golpes, contra-golpes, rebeliões e quebras da legalidade constitucional”. Para ele, essa trajetória torna ainda mais significativo o atual período democrático. “A sequência de tentativas de quebra da legalidade na vida brasileira dá especial relevância ao fato de que nós temos 40 anos de democracia, apesar de um ou outro susto mais recente”, afirmou.
O presidente do STF destacou também que viveu os anos mais duros do regime militar. “Conheci gente que foi torturada, jornalistas que foram censurados, pessoas que foram para o exílio. Portanto, só quem não soube a sombra é que não reconhece a luz que é viver numa democracia.”
Na tarde desta terça-feira, 13, autoridades, parlamentares e empresários brasileiros estão reunidos no fórum VEJA Brazil Insights Nova York para discutir oportunidades e desafios para o Brasil em meio à nova ordem mundial, criada pelas políticas de Donald Trump na presidência dos Estados Unidos.