Pretos e pardos são menos de 30% dos líderes em empresas de capital aberto

Levantamento feito pela Quantum Finance mostra que os brancos estão em 57,81% dos cargos de chefia

Por ricardo.junior 3 abr 2025, 16h21

Levantamento feito pela Quantum Finance divulgado nesta quarta-feira mostra a divisão por raça e gênero entre as empresas listadas na Bolsa de Valores brasileira.  Os brancos representam a maioria dos funcionários, com 40,54%, seguidos por pardos, que compõem 33,62%.  Na composição por gênero, os homens são maioria, representando 54,64% do total de funcionários.

Nas lideranças, essa disparidade se mantém, com os homens ocupando 53,61% das posições de chefia e mulheres, 31,66%. No recorte por raça na liderança, os brancos estão em 57,81% dos cargos de chefia. Líderes pardos, negros e de outros grupos são minoria, com representação menor do sua proporção entre o total de empregados.

Para chegar aos dados, a Quantum Finance se baseou nos Formulários de Referência  ( FRE) mais recentes encaminhados pelas empresas de capital aberto à CVM (Comissão de Valores Mobiliários). Confira os dados completos:

Pesquisa mostra que investir em diversidade fortalece  a cultura

Uma pesquisa feita pela startup de análise de dados to.gather mostra que empresas que investem em diversidade, além de melhorar os níveis de inclusão fortalecem sua cultura.

Continua após a publicidade

A equipe da startup analisou dados de 289 empresas de diversos setores e que juntas empregam cerca de 1,5 milhão de pessoas. O levantamento verificou que menos da metade das empresas investem especificamente em diversidade: 42,1%. 

Entre as companhias que investem, a maior parte formada por grandes empresas, 79,7% relatam um fortalecimento da cultura da empresa entre os funcionários, contra 36,1% do grupo que não destina recursos específicos para diversidade e inclusão.

Os resultados mostram que 55,3% das empresas que investem de maneira dedicada avançam na inclusão de grupos historicamente sub-representados:

Continua após a publicidade

Mulheres:  são 41,4% nas empresas que investem vs. 37,7% nas empresas sem investimentos.

Pessoas pretas e pardas: 32,9% vs. 29,5%.

LGBTQI+: 11,1% vs. 8,9%.

Continua após a publicidade

Pessoas com deficiência: 3,9% vs. 2,7%.

Pessoas trans e travestis: 1,1% vs. 0,7%.

Pessoas com mais de 50 anos: 10,9% vs. 11,0%.

Pessoas neuroatípicas: 4,2% vs. 1,2%.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

SEMANA DO CONSUMIDOR

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.