‘Prévia’ da inflação de março é a menor para o mês desde 2000

IPCA-15 foi de 0,10% no período, com queda nos preços grupo de alimentação e bebidas; ritmo fraco de inflação tem motivado cortes na Selic

Por Da redação
Atualizado em 23 mar 2018, 10h15 - Publicado em 23 mar 2018, 10h13

A inflação medida pelo IPCA-15 em março foi de 0,10%, segundo dados divulgados pelo IBGE nesta sexta-feira. É o menor resultado registrado para o mês desde 2000. O indicador é considerado uma “prévia” da inflação oficial do mês em que é divulgado e havia ficado em 0,38% no mês de fevereiro.

Dois dos grupos monitorados pelo IBGE tiveram queda no resultado de março: alimentação e bebidas e comunicação. O primeiro abrange cerca de um quarto dos gastos mensais dos brasileiros e registrou queda de 0,07% nos preços.

“Com redução de 0,29% em relação a fevereiro, a alimentação no domicílio, motivou a queda no grupo dos alimentos, em março, já que vários produtos tiveram deflação, a exemplo das carnes (-0,66%) e do tomate (-5,00%).”, diz o IBGE.

Na outra ponta, o maior aaumento foi visto nos preços em saúde e cuidados pessoais (0,54%). “A pressão foi exercida pelo item plano de saúde (1,06%), maior impacto individual no índice do mês”, afirma a instituição.

O ritmo mais baixo que o esperado no aumento dos preços motivou o Copom a cortar a Selic para 6,50% na última quarta-feira. É o menor patamar da história para a taxa básica de juros, e o órgão do Banco Central sinalizou que fará novos cortes.

A expectativa de analistas do mercado financeiro é que a inflação encerre o ano em 3,63%, segundo o último Boletim Focus. O centro da meta é de 4,5%, e há margem de tolerância de 1,5 ponto porcentual (3% a 6%). Em 2017, a inflação ficou em 2,95%, abaixo do piso da meta  para o período (3%).

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

SEMANA DO CONSUMIDOR

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.