‘Prévia do PIB’ indica que a economia voltou a crescer em 2017

IBC-Br avançou 1,04% no acumulado do último ano, segundo dados do Banco Central; é a primeira alta após dois anos em retração

Por Reuters
Atualizado em 19 fev 2018, 10h02 - Publicado em 19 fev 2018, 10h01

A atividade econômica brasileira teve crescimento de 1,04% em 2017, segundo dados do IBC-Br divulgados pelo Banco Central nesta segunda-feira. Foi o primeiro avanço do indicador – que é considerado uma “prévia” do PIB – após dois anos seguidos em queda, considerando a série sem ajuste sazonal.

O mercado já vinha trabalhando com a expectativa de um resultado no azul em 2017, ano marcado por expressiva diminuição dos juros básicos diante da inflação baixa, com o IPCA ficando, inclusive, aquém do piso da meta perseguida pelo governo. Os dados oficiais do PIB em 2017 serão divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 1º de março.

Economistas ouvidos pela mais recente pesquisa Focus do BC calculam alta de 1,03% para o PIB em 2017, após o forte tombo de 3,5% tanto em 2016 quanto em 2015, segundo dados do IBGE.

Enquanto o número oficial não vem a público, o desempenho do IBC-Br corrobora a leitura de recuperação gradual na economia, já que o índice incorpora projeções para a produção no setor de serviços, indústria e agropecuária, bem como o impacto dos impostos sobre os produtos.

Em 2017, tanto a indústria quanto o varejo fecharam o ano no campo positivo, crescendo 2,5% e 2%, respectivamente.Por outro lado, o setor de serviços encolheu 2,8% no ano passado, terceiro ano seguido de retração.

Para 2018, o mercado estima uma expansão de 2,80 por cento do PIB, segundo o Focus, ante alta de 3% prevista pelo governo.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

SEMANA DO CONSUMIDOR

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.