Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Black Friday: desconto fake e falta de produto lideram queixas

A conta inclui 256 reclamações e 285 consultas e orientações feitas desde as 18h da última quinta-feira até as 15h de hoje

Por Da redação
Atualizado em 24 nov 2017, 16h34 - Publicado em 24 nov 2017, 16h31
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Pessoa fazendo compras pela internet
    Pessoa fazendo compras pela internet (Thinkstock/VEJA)

    O Procon de São Paulo registrou 541 atendimentos realizados referentes à Black Friday, que ocorre nesta sexta-feira. A conta inclui 256 reclamações e 285 consultas e orientações feitas desde as 18h da última quinta-feira até as 15h de hoje. A instituição faz plantão especial por causa da data.

    A empresa com mais reclamações no ranking do ProconSP é a Via Varejo (Extra.com, CasasBahia.com e PontoFrio.com), com 33 registros. Em seguida, está Magazine Luiza, com 29 e B2W (Americanas.com, Submarino, ShopTime e Soubarato), com 26 casos.

    O principal problema relatado pelos consumidores, dentre todas ocorrências durante a Black Friday, foi de desconto irreal em produtos e frete (maquiagem). A prática representou 34,77% das reclamações (89 registros). Em seguida, estão indisponibilidade de produto e serviço (fim de estoque), com 26,95% e  divergência de valor na hora de finalizar a compra, com 20,31%.

    Empresas falam

    Procurada, a Via Varejo disse por meio de nota que está trabalhando em esquema de plantão de atendimento ao cliente, com equipes dedicadas a esclarecer as dúvidas e atuar na resolução de eventuais dúvidas ou problemas ininterruptamente até 18h de domingo. “A Via Varejo lamenta qualquer inconveniente causado aos clientes e reforça que os casos levantados já foram ou estão sendo tratados”, diz trecho do texto.

    Continua após a publicidade

    O Magazine Luiza informa que o Magalu tem uma equipe de 150 pessoas focada em responder às reclamações e questões. “Assim, todos os clientes foram atendidos e tiveram solução para suas reclamações.” A empresa diz que recebe uma demanda altíssima de compras na Black Friday, com previsão da venda de mais de 500.000 itens.

    A B2W e disse que não se manifestariam a respeito.

     

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.