Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Proteste quer que Facebook indenize usuários por uso indevido de dados

A rede social comprometeu-se em dar uma resposta para a associação em até duas semanas

Por Da redação
11 abr 2018, 15h17
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Facebook
    De acordo com a Proteste, a reunião com o Facebook para pedir indenização aos afetados com o compartilhamento de dados foi "uma troca de opiniões muito aberta, frutífera e intensa" (Dado Ruvic/Reuters)

    A associação brasileira de consumidores Proteste participou de uma reunião com a direção do Facebook nesta quarta-feira em Bruxelas, na Bélgica, para discutir uma compensação financeira aos usuários afetados pelo uso indevido de dados. O escândalo, deflagrado no fim de março, revelou que a rede social compartilhou informações pessoais de 87 milhões de pessoas com a consultoria Cambridge Analytica, que participou da campanha de Donald Trump à Presidência dos Estados Unidos.

    Na reunião, a Proteste fez três demandas à rede social: uma compensação financeira aos afetados, indenização também aos consumidores que possam vir a ser vítimas de uso indevido de dados e uma discussão para que os usuários voltem a ter o controle de seus próprios dados. O Facebook comprometeu-se em dar uma resposta para a associação em até duas semanas.

    De acordo com a Proteste, a reunião foi “uma troca de opiniões muito aberta, frutífera e intensa com executivos do Facebook, sendo que a empresa mostrou preocupação com os direitos dos consumidores e respeito pelo nosso papel”.

    Continua após a publicidade

    “Nosso posicionamento para o Facebook é claro: os dados que eles utilizam pertencem apenas aos usuários. Nós sempre defenderemos os interesses e direitos dos consumidores. Agora, caberá ao Facebook escolher o seu lado nessa discussão”, disse a Proteste em post do seu site.

    O encontro também contou com a participação de quatro organizações europeias de defesa ao consumidor. As associações haviam preparado uma advertência jurídica formal contra o Facebook, que vai permanecer pendente até que a rede social responda às demandas.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.