Fortaleça o jornalismo: Assine a partir de R$5,99
Continua após publicidade

Ranking aponta as 10 melhores companhias aéreas do mundo em 2023

Nenhuma empresa brasileira está no topo da lista feita pela empresa AirHelp; Azul e Gol aparecem nas posições 47ª e 68ª, enquanto Latam ficou de fora

Por Larissa Quintino 4 dez 2023, 08h30

Nenhuma empresa aérea brasileira está entre as mais bem avaliadas do mundo em 2023. É o que mostra o ranking AirHelp Score, da empresa de direito de passageiros AirHelp, divulgado nesta segunda-feira, 4 de dezembro. Na liderança da preferência dos passageiros no mundo está a Qatar Airways, que pelo segundo ano consecutivo fica na ponta do ranking.

O levantamento, publicado desde 2015, consultou 16 mil passageiros, de 58 países, avaliando três pontos principais: a pontualidade dos voos; a qualidade do serviço das companhias aéreas; e o processamento de reclamações com base na eficiência do atendimento de pedidos de indenização de clientes cadastrados na base de dados da empresa. A Qatar registou 8,38 como nota final, destacando-se pela opinião dos usuários (8,8), pontualidade (8,4) e consistência no processamento de reclamações (8,0).

Completam o pódio duas companhias europeias: a Eurowings, companhia low-cost alemã, e a LOT Polish Airways, da Polônia. Entre as 10 melhores, não há nenhuma companhia da América do Sul. As empresas mais bem avaliadas são da Ásia, Europa e dos Estados Unidos. Confira o ranking abaixo:

Continua após a publicidade

Das 83 companhias listadas pelos passageiros no levantamento, Azul e Gol ocupam o 47º e 68º lugares, respectivamente, caindo em relação ao ranking de 2022, quando a Azul ficou em 45º e a Gol em 36º lugar. A Latam, que o ano passado ocupou a quinta posição e, neste ano, acabou não aparecendo na relação.

“Este ranking mostra que as companhias aéreas brasileiras continuam ficando muito atrás de suas concorrentes. O levantamento conta apenas com a avaliação dos passageiros e acaba deixando claro que ainda há um longo caminho a percorrer para que os usuários mudem essa percepção. Elas ainda deixam muito a desejar em casos de reclamação ou queixa. Temos como missão auxiliar os passageiros aéreos a reivindicar seus direitos garantidos pela lei e conscientizá-los em quais circunstâncias são cobertos pelo Código de Defesa do Consumidor”, avalia Luciano Barreto, diretor-geral da AirHelp no Brasil.

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.