Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Rússia cumpre ameaças e começa corte de gás pela Polônia

Putin exige pagamento da commodity em rublos, o que não está sendo feito pelos europeus

Por Larissa Quintino Atualizado em 26 abr 2022, 16h58 - Publicado em 26 abr 2022, 15h42

Um dos maiores temores da União Europeia após a eclosão da guerra entre Rússia e Ucrânia era (e continua sendo) o fornecimento de gás, já que os países-membros do bloco são altamente dependentes do fornecimento russo para o funcionamento de suas economias. Passados dois meses da guerra, a interrupção do fornecimento deixa de ser hipotética e passa a ser real. A Rússia irá cortar o fornecimento de gás para a Polônia a partir desta quarta-feira, 27, afirmou a PGNiG, principal fornecedor de gás da Polônia. Com a notícia, os preços do gás na Europa dispararam até 17%, dado o temor de que a ação se repita em outros países.

O corte vem após a ameaça russa de cortar o fornecimento de gás aos países que recusam a nova exigência de Vladimir Putin de pagar em rublos. A União Europeia disse que isso violaria as sanções e fortaleceria a Rússia de forma inaceitável. O início pela Polônia é sintomático, já que o país tem sido um duro crítico ao movimento militar de Putin e o principal destino de refugiados ucranianos. Nesta terça, a Gazprom emitiu um comunicado que a Polônia deve pagar o gás em rublos.

“Posso confirmar que recebemos ameaças da Gazprom que estão ligadas, entre outras coisas, aos meios de pagamento”, disse o primeiro-ministro Mateusz Morawiecki a veículos de comunicação alemães. “A Polônia está cumprindo os acordos e talvez a Rússia tente punir a Polônia” cortando as entregas. O governo, entretanto, diz que tem combustível suficiente armazenado para passar pela sanção russa.  

Abril e maio são os meses em que os pagamentos do fornecimento de gás de abril vencem — o primeiro lote para o qual os novos termos se aplicam — e autoridades e executivos europeus, em muitos casos, ainda estão tentando descobrir a melhor forma de responder. A Europa é extremamente dependente do gás russo e, até agora, protegeu principalmente a energia das sanções.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.