Setor de serviços sobe 0,1% em fevereiro, diz IBGE

Depois de queda de 1,9% em janeiro, segmento apresenta recuperação

Por Redação
13 abr 2018, 10h21

O setor de serviços apresentou variação positiva em fevereiro, com alta de 0,1%, após recuar 1,9% em janeiro. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O ligeiro acréscimo no volume se deu de forma concentrada tanto em termos setoriais como regionais. Apenas 1 das 5 atividades e 15 e dos 27 estados brasileiros mostraram taxas positivas no mês.

A expansão ocorreu apenas nos serviços profissionais, administrativos e complementares (1,7%). As demais recuaram: serviços prestados às famílias (-0,8%), serviços de informação e comunicação (-0,6%), transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (-0,3%) e outros serviços (-0,7%).

Em relação ao mesmo mês do ano passado, o volume recuou 2,2% em fevereiro de 2018, com resultados negativos em 3 das 5 atividades. Os serviços de informação e comunicação (-4,9%) foram os que mais impactaram negativamente o índice global.

Por outro lado, ainda na comparação com fevereiro de 2017, os dois segmentos que apontaram aumento foram: transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (0,6%) e outros serviços (1,5%).

No índice acumulado de janeiro a fevereiro de 2018, frente a igual período do ano anterior, o setor teve queda de 1,8%, com taxas negativas em 3 das 5 atividades de divulgação. Serviços de informação e comunicação (-4,9%) exerceram o principal impacto negativo sobre o índice global. As demais influências negativas vieram dos serviços profissionais, administrativos e complementares (-2,6%) e dos serviços prestados às famílias (-4%).

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

SEMANA DO CONSUMIDOR

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.