SP terá redução de frota de ônibus e suspensão de coleta de lixo

As linhas noturnas terão maior tempo de intervalo entre uma viagem e outra - linhas com intervalos de 15 minutos passarão para 30 minutos

Por André Siqueira Atualizado em 24 Maio 2018, 19h47 - Publicado em 24 Maio 2018, 19h38

O impasse em relação à continuidade da greve dos caminhoneiros deve afetar alguns serviços públicos em São Paulo e no Rio de Janeiro. Nesta sexta-feira, a coleta de lixo e o transporte público funcionarão em situação de contingência.

Em São Paulo, a Prefeitura informou que a frota de ônibus da SPTrans pode ser reduzida em até 50%. As linhas noturnas terão, ainda, maior tempo de intervalo entre uma viagem e outra – linhas com intervalos de 15 minutos passarão para 30 minutos e as com meia hora sairão de uma em uma hora. Em razão disso, o rodízio municipal de veículos será suspenso novamente. A orientação da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes é que a SPTrans e a Companhia de Engenharia e Tráfego (CET) reforcem as equipes de rua, a fim de orientar os passageiros e motoristas sobre as mudanças. 

A coleta de lixo é outro serviço a ser afetado. A Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (AMLURB) informou que a coleta de resíduos domiciliares (lixo comum e recicláveis) estará suspensa nesta sexta-feira. ”A Prefeitura pede que os munícipes não coloquem o lixo para fora até a retomada da operação dos caminhões”, diz a nota. Em outro trecho, afirmam que a limpeza de pós feiras, recolhimento de animais mortos e coleta de resíduos hospitalares serão executados normalmente. 

No Rio de Janeiro, entre 60% e 70% da frota estará em circulação nesta sexta-feira, segundo a Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (Fetranspor). A Federação tem recorrido à utilização do combustível armazenado em veículos da reserva técnica ou que estão em manutenção preventiva. 

Educação

As aulas estão mantidas em toda a rede municipal de São Paulo nesta sexta-feira. Mas, segundo informações da Secretaria Municipal de Educação, a partir de segunda-feira pode haver impacto na entrega de produtos perecíveis, o que impacta a merenda. A partir de segunda também pode haver problemas na entrega do programa Leve-Leite.

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

SEMANA DO CONSUMIDOR

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.