“Temos feito o máximo possível para mostrar que o BC é técnico”, diz Campos Neto

Presidente da autarquia voltou a afirmar que a transição de comando será tranquila

Por Camila Barros Atualizado em 12 ago 2024, 15h06 - Publicado em 12 ago 2024, 12h44

Roberto Campos Neto, o presidente do Banco Central, voltou a dizer que a transição de comando da autarquia deve ser tranquila. “O BC vai fazer o que for preciso para trazer a inflação à meta, independente de quem seja o presidente. Isto está bem sedimentado no grupo que temos hoje”, disse, durante palestra na FGV EESP (Escola de Economia de São Paulo), nesta segunda-feira, 12.

RCN admitiu que inquietação do mercado em torno da troca, que acontecerá no fim de 2024, tem ajudado a desancorar as expectativas de inflação e juros. “Temos uma inflação rodando acima da meta e uma expectativa desancorada, esse é um fator de preocupação do BC”, disse. No entanto, afirmou que o grupo tem sido bem-sucedido em tranquilizar os receios. “Temos feito o máximo possível para mostrar que o BC é técnico e que não importa se eu vou estar lá ou não. Nós obtivemos autonomia para isso”, concluiu.

Sobre o desempenho da política fiscal, outro fator que tem pressionado as expectativas do mercado, RCN destacou o esforço do governo para alcançar a meta. “A gente entende que o governo está fazendo um esforço fiscal grande”, disse. “Mas o Brasil precisa fazer um esforço extra, olhando o médio prazo, para que as pessoas acreditem que a gente terá uma convergência de dívida.”

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

SEMANA DO CONSUMIDOR

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.