Trump: China não fez concessões aos EUA para avançar em negociações
Países permanecem em tensões comerciais que afetam mercados de todo o mundo
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmoum nesta quarta-feira 29, que Pequim até agora não fez concessões suficientes nas negociações comerciais bilaterais, e por isso hesita em fechar um acordo.
“Eu posso lhe dizer isso. A China preferia mais fazer um acordo comercial do que eu”, disse a repórteres enquanto visitava uma instalação que produz computadores para a Apple. “Eu não acho que eles estão subindo ao nível que eu quero”.
Wall Street recuou ainda mais de seus máximos históricos nesta quarta-feira, devido ao pessimismo entre os investidores sobre as chances de um acordo acabar com a disputa comercial.
Em 11 de outubro, Trump anunciou um acordo de “primeira fase” que resolve importantes queixas americanas sobre práticas comerciais e cambiais chinesas.
Mais de um mês depois, porém, os dois lados não parecem mais perto de finalizar o texto de qualquer acordo. A China insistiu em uma reversão das tarifas existentes, com a qual Trump disse que não concordou. Autoridades americanas querem grandes compras de exportações agrícolas dos EUA, o que pode ser impraticável para Pequim.