Varejista é acusada de racismo após anúncio com menino negro

Rede colocou um garoto negro para anunciar a venda de moletom com a frase: 'o macaco mais legal da floresta'

Por Fabiana Futema Atualizado em 8 jan 2018, 20h15 - Publicado em 8 jan 2018, 19h42

A rede varejista de moda H&M teve de pedir desculpas e retirar do ar o anúncio de venda de um moletom verde vestido por um menino negro. As medidas foram adotadas depois de a peça publicitária ser acusada de racismo nas redes sociais.

O que causou espanto e indignação foi a frase escrita na frente do moletom: ‘coolest monkey in the jungle’ (o macaco mais legal da floresta).

A blogueira de moda britânica Stephanie Yeboa foi uma das primeiras a criticar o anúncio. Muitas outras pessoas criticaram a H&M pelo anúncio considerado racista.

https://twitter.com/NerdAboutTown/status/950124482093559809

Depois da repercussão negativa, a rede foi obrigada a retirar o material do ar e se desculpar. “A imagem foi removida e o produto não será mais vendido em suas lojas”, informou a H&M em comunicado.

Continua após a publicidade

Os episódios de racismo no mundo publicitário não são raras, infelizmente. Recentemente, a marca de papel higiênico Santher, dona da marca Personal, teve de se desculpar por um anúncio que se apropriava de um lema do movimento negro – ‘black is beautiful’.

A Dove também foi obrigada a se desculpar pela campanha que mostrava uma mulher negra se transformando em outra bronca. A modelo negra chegou a defender a campanha, mas disse entender a decisão da Dove de retirar o material do ar.

A Kellogg’s foi obrigada a mudar a embalagem de um cereal depois das críticas do escritor de ficção Saladin Ahmed repercutirem nas redes sociais. Ele questionou o fato de a ilustração da caixa mostrar vários personagens em formato de milho com cores claras se divertindo enquanto o único em cor escura era o faxineiro.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

SEMANA DO CONSUMIDOR

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.