Vendas no varejo caem 4% em março, diz IBGE

Recuo frente ao mesmo mês do ano anterior é o 24º consecutivo

Por Da redação
Atualizado em 11 Maio 2017, 09h25 - Publicado em 11 Maio 2017, 09h24

As vendas no varejo recuaram 4% em março deste ano em relação ao mesmo mês do ano passado, divulgou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira. Esta é a 24ª queda seguida neste tipo de comparação – em fevereiro de 2017, as vendas haviam recuado 3,7%% sobre fevereiro de 2016.

Em relação a fevereiro de 2016, o recuo das vendas em março deste ano foi de 1,9%, a segunda queda consecutiva em relação ao mês anterior de acordo com o IBGE. No acumulado do ano, o recuo de vendas é de 3% em relação ao mesmo período de 2016.

Na comparação entre março de 2017 e de 2016, a maior queda foi no setor hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-8,7%), seguido por outros artigos de uso pessoal e doméstico (-5,3%), combustíveis e lubrificantes (-2,4%). Já as atividades com desempenho mais positivo no período foram móveis e eletrodomésticos (10,5%), tecidos, vestuário e calçados (11,7%) e livros, jornais, revistas e papelaria (5,7%).

No varejo ampliado, que inclui também construção e o setor automotivo, o recuo foi de 2,7% em relação a março de 2106. “Esse comportamento ocorre, principalmente, em função do desempenho negativo de Veículos, motos, partes e peças, com resultado interanual de -6,1%, enquanto o segmento de Material de construção registrou aumento de 9,4%”, diz o IBGE em nota.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

SEMANA DO CONSUMIDOR

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.