Ideb: Brasil só cumpre metas nos anos iniciais do ensino fundamental
O Brasil não bateu quase nenhuma meta no Ideb, o indicador da educação básica que mede a qualidade em estados, cidades e municípios
O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta segunda-feira, 3, uma abrangente leva de dados que permite comparar o desempenho de estados, cidades e escolas e dar uma visão geral do ensino no país. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) não é apenas um termômetro estático — ele estabelece metas objetivas para a sala de aula, de modo que os governantes possam ser cobrados, boas políticas mapeadas e os pais tenham como saber em que nível o colégio dos filhos se situa em relação aos outros.
O Ideb é composto da soma das notas da Prova Brasil (teste de matemática e português aplicado a alunos do 5º e 9º ano do ensino fundamental e a estudantes do 3º ano do ensino médio) com a taxa de aprovação — esta é a diferença relevante em relação ao Saeb, outro indicador oficial divulgado na semana passada.
A radiografia, como era de se esperar, não é animadora, à exceção de um respiro nas primeiras séries do ensino fundamental. O Brasil só conseguiu bater as metas do Ideb nos anos iniciais do ensino fundamental — do 1º ao 5º —, tanto na rede pública quanto na particular. Nos anos finais do ensino fundamental — do 6º ao 9º — e no ensino médio, o país continua abaixo da média.
Mesmo nos anos iniciais, o resultado não é uniforme. A nota geral do Brasil foi de 5,8, um resultado 0,3 ponto acima da meta. Mas nem todos os estados conseguiram alcançar o desempenho mínimo: Amapá, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul não alcançaram seus objetivos.
Por outro lado, o Ceará superou a meta em 1,4 ponto. Sete estados, além do Distrito Federal, alcançaram um Ideb maior ou igual a 6: Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo, Ceará, Paraná, Santa Catarina e Goiás.
Anos iniciais do ensino fundamental (Brasil)
Meta: 5,5
Média alcançada: 5,8
Anos finais do ensino fundamental (Brasil)
Meta: 5
Média alcançada: 4,7
Ensino médio (Brasil)
Meta: 4,7
Média alcançada: 3,8