Unicamp passa USP em ranking de universidades; UFRJ lidera
As instituições paulistas melhoraram suas notas em relação ao ano passado, enquanto a fluminense teve queda na pontuação
A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) subiu para a segunda colocação no Ranking Universitário Folha (RUF) de 2017. Com o resultado, a instituição ultrapassou a Universidade de São Paulo (USP), que ficou em 3º lugar. O topo da lista é ocupado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
O levantamento classifica 195 instituições brasileiras de acordo quatro quesitos: pesquisa (com peso de 42% da nota final), ensino (32%), mercado (18%), internacionalização (4%) e inovação (4%). Essa é a sexta edição do ranking, que passou por revisão neste ano.
Tanto a USP (de 97,03 para 97,24) quanto a Unicamp (96,7 para 97,31) melhoraram seu desempenho em relação ao ano passado. A UFRJ, apesar de se manter no topo, teve queda de 97,46 para 97,42 pontos.
No item pesquisa, são levados em conta indicadores como o número de citações dos trabalhos e dos pesquisadores e quantidade de teses defendidas. Apesar da maior nota global, a USP lidera esse quesito, com a Unicamp ficando em segundo lugar por uma diferença de 0,01. Em ensino, a universidade campineira ganha por 31,26 (3º lugar geral no quesito) contra 29,96 (9º) da USP.
Universidades públicas ocupam os dezessete primeiros lugares do ranking. A instituição particular que obteve a melhor colocação é a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), em 18º.