Paulo Coelho e editoras liberam e-books gratuitos para quarentena
Estratégia ajuda pessoas a ficar em casa para conter o avanço do coronavírus
Em meio à crise causada pela pandemia do coronavírus, o mercado editorial se juntou a ações para aliviar o período da quarentena, como fizeram recentemente operadoras de TV, que abriram o sinal de canais fechados para não-assinantes.
A editora L&PM, conhecida por seus livros de bolso, tem disponibilizado um e-book gratuito por dia. Os títulos vão de Alice no País das Maravilhas até Viagem ao Centro da Terra. A ação dura até o fim do mês de março. Os livros poderão ser acessados por diversas plataformas, como Google Play e Kindle, dispositivo de leitura da Amazon. O catálogo de livros da Amazon, aliás, possui títulos gratuitos, alguns em domínio público, outros disponibilizados sem custos pelos próprios autores ou editoras.
Já o escritor Paulo Coelho disponibilizou alguns de seus livros para download em seu blog. São eles: Manual do Guerreiro da Luz (em inglês), Manuscrito Encontrado em Accra (em inglês, francês e italiano), O Caminho do Arco (em inglês e espanhol), e Brida (em português).
A editora Leya liberou um título em e-book gratuito, o livro Mulheres Empilhadas, de Patrícia Melo, best-seller nacional que conta a história de uma advogada paulistana que vai ao Acre encarar casos de feminicídio. A cada 48h, outro livro da editora também fica disponível neste site parceiro.
A Companhia das Letras também promoveu uma ação parecida: são 10 e-books liberados no blog da editora para download até o dia 6/4. A lista contempla títulos como Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, Reinações de Narizinho, de Monteiro Lobato, e Veríssimas, de Luis Fernando Verissimo.